A Prefeitura de Catanduva reduziu em R$ 85 mil mensais o valor do contrato de gestão da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). A conquista foi possível graças a esforço conjunto entre a Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Psiquiátrico Espírita Mahatma Gandhi, gestor da unidade.
O valor do contrato passará a ter custo mensal de R$ 1.201.264,90, que representa 6,52% de economia no período.
Dentre as medidas que causaram impacto significativo no valor do contrato está a mudança do sistema de compra de medicamentos, que passou a ser realizado pela Organização Social dentro da UPA, além do controle e acompanhamento mais efetivo da secretaria por meio da implantação de sistema informatizado.
Além disso, o contrato de locação de equipamentos de informática foi rescindido, já que a Prefeitura investiu na compra de computadores.
Ainda, mais recentemente houve a reorganização do atendimento odontológico na cidade. Hoje, parte das consultas de urgência é direcionada à clinica do Imes Catanduva. Antes, esse tipo de serviço era centralizado na UPA.
De novo
Essa não a primeira revisão do contrato pela administração municipal que gerou uma redução de custos aos caixas da municipalidade. Em agosto do ano passado, a Prefeitura anunciou prorrogação do contrato para cogestão da UPA, mas com redução de 2,49%, com relação ao montante que vinha sendo pago mensalmente, sem reduzir serviços.
Fonte: Assessoria/Prefeitura